Graduação em
Administração
O curso de Graduação EAD em Administração da FACAN possibilita que você estude com excelência, quando, como e onde quiser, com a melhor equipe de professores do mercado.
A FACAN pensa o Administrador não apenas como gestor de negócios, mas como um verdadeiro empreendedor e desenvolvedor de soluções. De forma criativa e dinâmica, o aluno será imerso em um ambiente altamente inspirador que possibilita o desenvolvimento de técnicas, habilidades e pensamentos estratégicos para todos os tipos de negócios.
Com grade curricular criada para preparar o aluno paras as mais altas exigências do mercado, o nosso bacharelado em administração conta com professores de excelência na área acadêmica e consolidada carreira em ambientes corporativos.
Por um preço mais acessível, o aluno da FACAN conta com os mesmos professores com larga experiência, em todas as etapas do processo ensino-aprendizagem, tanto no ambiente virtual como nas aulas e atividades presenciais.
Além disso, na FACAN, você nunca estará sozinho. Nossos professores e tutores estarão sempre disponíveis para você, seja por meio de chat, mensagens ou encontros presenciais na faculdade, inclusive atendimento psicopedagógico individualizado, orientação para o mercado de trabalho, dentre outras atividades.
Tudo isso para que sua experiência na FACAN seja exatamente do jeito que você sonhou.
Por que estudar Administração
na FACAN?
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Corpo docente atuante no mercado;
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Participação em Projetos de Extensão na área de Administração e negócios;
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Atividades diversas presenciais como dinâmicas de grupo;
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Workshops, seminários e palestras;
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Pesquisas sociais e mercadológicas;
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Acompanhamento psicopedagógico e orientação;
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Encaminhamento ao mercado de trabalho;
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Núcleos de atividades de extensão e de pesquisa;
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Bom relacionamento com mercado.
Modelo Pedagógico FACAN
O modelo pedagógico da FACAN possui cinco eixos fundamentais, que se integram e se complementam. São eles:
1. Ampliação do acesso à Educação Superior: a Educação a distância é uma potente ferramenta para a inclusão de pessoas no ensino superior. Esse eixo propõe a necessidade da existência da FACAN, com a manutenção da dimensão humana, da qualidade dos conteúdos e da reflexão crítica.
2. Foco no estudante: busca-se a superação das práticas de ensino mais conservadoras, otimizando os processos de aprendizagem ativa com o uso intensivo de tecnologias digitais e que coloquem o estudante como ser ativo frente ao processo de aprendizagem.
3. Interação: a interação é um dos principais eixos do modelo pedagógico e está presente em todas as comunicações das ações educacionais.
4. Inclusão digital: a educação a distância tem o papel social de promover a inclusão digital, que permite a aquisição das habilidades necessárias para não só utilizar as ferramentas, mas fazê-lo de maneira eficaz e crítica.
5. Formação para o exercício profissional: a formação proposta pela Universidade proporciona uma sólida formação que garanta ao futuro profissional as condições necessárias para a superação dos desafios apresentados no mercado de trabalho.
Perfil do profissional de administração a ser formado
O perfil profissional do egresso está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas para os cursos de graduação em Administração, expressas na Resolução CNE/CES nº 3/2007 e no Parecer CNE/CES nº 438/2020 e articuladas com as necessidades sociais e econômicas das regiões atendidas pela instituição. Assim, espera-se como perfil do egresso:
1. Integrar conhecimentos fundamentais ao Administrador - Para além de apenas deter conhecimentos fundamentais, o egresso deve ser capaz de integrá-los para criar ou aprimorar de forma inovadora os modelos de negócios, de operacionais e organizacionais, para que sejam sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais.
2. Abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica - Compreender o ambiente, modelar os processos com base em cenários, analisando a interrelação entre as partes e os impactos ao longo do tempo. Analisar problemas e oportunidades sob diferentes dimensões (humana, social, política, ambiental, legal, ética, econômico-financeira).
3. Analisar e resolver problemas - Formular problemas e/ou oportunidades, utilizando empatia com os usuários das soluções, elaborar hipóteses, analisar evidências disponíveis, diagnosticar causas prováveis e elaborar recomendações de soluções e suas métricas de sucesso passíveis de testes.
4. Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades - Julgar a qualidade da informação, diferenciando informações confiáveis de não confiáveis, e de que forma ela pode ser usada como balizadora na tomada de decisão. Identificar, sumarizar, analisar e interpretar informações qualitativas e/ou quantitativas necessárias para o atingimento de um objetivo inicial. Julgar a relevância de cada informação disponível, diferenciando meras associações de relações causais. Comunicar suas conclusões a partir da construção e análise de gráficos e de medidas descritivas. Identificar os contextos em que técnicas de inferência estatística possam ser utilizadas e, por meio delas, julgar até que ponto os resultados obtidos em uma amostra podem ser extrapolados para uma população.
5. Ter prontidão tecnológica e pensamento computacional - Compreender o potencial das tecnologias e aplicá-las na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Formular problemas e suas soluções, de forma que as soluções possam ser efetivamente realizadas por um agente de processamento de informações, envolvendo as etapas de decomposição dos problemas, identificação de padrões, abstração e elaboração de sequência de passos para a resolução.
6. Gerenciar recursos - Estabelecer objetivos e metas, planejar e priorizar ações, controlar o desempenho, alocar responsabilidades, mobilizar as pessoas para o resultado.
7. Ter relacionamento interpessoal - Usar de empatia e outros elementos que favoreçam a construção de relacionamentos colaborativos, que facilitem o trabalho em time e a efetiva gestão de conflitos.
8. Comunicar-se de forma eficaz - Compartilhar ideias e conceitos de forma efetiva e apropriada à audiência e à situação, usando argumentação suportada por evidências e dados, deixando claro quando suportada apenas por indícios, com a preocupação ética de não usar dados para levar a interpretações equivocadas.
9. Aprender de forma autônoma - Ser capaz de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e aplicá-las em contextos novos, sem a mediação de professores, tornando-se autônomo no desenvolvimento de novas competências ao longo de sua vida profissional.
Matriz Curricular
A matriz curricular do curso Bacharelado em Administração segue as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas para os cursos de graduação em Administração, expressas na Resolução CNE/CES nº 3/2007 e no Parecer CNE/CES nº 438/2020.
Primeiro Período
Gestão Empresarial
Linguagem e Gêneros Textuais
Projetos e Métodos para a Produção do Conhecimento
Postura e Competência Profissional
Matemática Empresarial
Segundo Período
Teorias da Administração e Estudos Organizacionais
Psicologia e Comportamento Organizacional
Filosofia, Ética e Sociologia
Matemática Financeira
Linguagem e Comunicação Organizacional
Projeto Integrador I
Terceiro Período
Gestão de Pessoas
Fundamentos da Contabilidade
Direito Empresarial
Estatística Aplicada aos Negócios
Gestão de Processos e Modelos Organizacionais
Quarto Período
Direito Internacional e Legislação Aduaneira
Organizações Digitais e Modelos de Negócios
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Microeconomia
Política Pública e Gestão Social
Projeto Integrador II
Quinto Período
Marketing
Administração Financeira e Orçamentária
Operações e Cadeia de Suprimentos
Sistemas de Informação
Administração da Produção
Projeto Integrador III
Sexto Período
Marketing Digital
Indústria 4.0
Ferramentas de Análise e Business Inteligence
Projeto de Pesquisa em Administração
Responsabilidade Social e Ambiental
Projeto Integrador IV
Sétimo Período
Mercado Financeiro e Mercado de Capitais
Logística Empresarial
Macroeconomia
Disciplina Eletiva I
Disciplina Eletiva II
Orientação de Trabalho de Curso I
Estágio Supervisionado I
Oitavo Período
Planejamento Estratégico e Serviços
Gestão de Carreira
Economia Contemporânea
Disciplina Eletiva III
Disciplina Eletiva IV
Orientação de Trabalho de Curso II
Estágio Supervisionado II
Atividades complementares para formação profissional
Disciplinas Eletivas
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Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS
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Comunicação para Equipe de Vendas
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Negócios Internacionais
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Treinamento, Aplicabilidade de Canais de Vendas
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Logística Empresarial
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Gestão de Comércio Atacadista e Varejo
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Sistemas de Cobranças, Análise e Concessões de Crédito
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Técnicas de Negociação e Gestão do Relacionamento com Clientes e Fornecedores
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Gestão de Vendas
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Tecnologia de Comércio Eletrônico - CRM
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Coaching com Programação Neurolinguística Aplicada a Vendas
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Técnicas de Negociação e Gestão do Relacionamento com Clientes e Fornecedores
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Comunicação Organizacional/Desenvolvimento Motivacional
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Análise, Descrição e Avaliação de Cargos
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Estruturas e Gerenciamento de Remuneração
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Indicadores e Avaliação de Resultados
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Métodos de Otimização
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Elaboração e Análise de Projetos
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Impactos da Inteligência Artificial
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Análise de Contexto e Dasafios Contemporâneos
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Pesquisa, Tecnologia e Sociedade
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Cultura, Inovação e Startup
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Economia Digital e Visão Sistêmica
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Política Pública e Gestão Social
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Aprendizagem e Gestão do Conhecimento
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Digital Workplace e Tendências em RH
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Indicadores de Desempenho e Tomada de Decisão
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Inglês
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Legislação e Cálculos Trabalhistas
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Mundo do Trabalho e suas Tecnologias
Coordenação do Curso de Graduação em Administração
Martha Hand
Mestre em Administração
Martha Hand é Mestre em Administração com área de concentração em Finanças e estratégia pela FUCAPE. Possui graduação em Administração e Especialização em Planejamento e Gerenciamento do Corredor Centro Leste pela UFES. Professora dos cursos de MBA nas áreas de Gestão Empresarial, Serviços, Logística e Negócios. Gestora e Coordenadora de Projetos na WM Trading, empresa importadora e exportadora no Espírito Santo. Possui experiência internacional, tendo visitado os seguintes portos na Europa: Porto de Ghent, Porto de Bruges, Porto de Antuérpia e Porto de Rotterdam. Visitou, também, e conheceu a dinâmica das maiores empresas de logística da Europa, as quais possuem foco no armazenamento e distribuição de mercadorias. Possui diversos artigos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Administração, Comércio Exterior e Logística. Atua como coordenadora do Núcleo do MBA em Gestão Estratégica de Serviços com ênfase em Logística e Supply Chain da FACAN - Faculdade Capixaba de Negócios.